sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Acordo ortográfico

A favor ou contra?
Eu pessoalmente estou TÃO contra que fico toda abespinhada só de pensar que vou ter que modificar a minha forma de escrever completamente!
Acho esta medida do Estado estúpida,leviana,contraproducente,precipitada e arbitrária!
Como é que é possível terem tomado esta resolução que nos vai afectar a todos sem sequer nos darem uma oportunidade de termos voto na matéria?
Para a despenalização do aborto houve referendo e para isto não?
E a nossa liberdade de expressão e respectivo poder de decisão?
Acho isto de uma audácia...

17 comentários:

Salsa disse...

Audácia....
Audácia é falar-se de algo que não se conhece,
Audácia é tipificar-se algo ou alguém sem se conhecer.
Eu já tive conversas com brasileiros sobre o acordo ortográfico e a conclusão mútua a que chegamos foi que independentemente do acordo as pessoas vão continuar a escrever conforme aprenderam na escola.
Um grande exemplo disto mesmo é no norte do país as pessoas ao falarem trocarem os "v" pelos "b" eu acho um piadão terrível a esta forma de regionalismo, é contraproducente mas esta enraizado. Amanhã mato as saudades de ouvir as gentes do norte a falarem.

Me,myself & I! disse...

Discordo,Salsa!
E as crianças que começaram a escrever antes da reforma e que agora terão de se readaptar a esta nova forma de escrita?
Não me parece justo!

Quanto ao Norte...eu sou do Porto e não troco os "v" pelos "b",isso também é generalizar...

Gema disse...

Eu vou continuar a usar o meu Português e jamais irei escrever como os politicos da treta que temos nos querem impôr, aliás tenho um aviso nos meus dois blogs a avisar que não escreverei da maneira nova e quem não gostar, paciência.
Tudo porque acho completamente ridiculo novo acordo ortografico.

StellaMaris disse...

E vai mais uma contra!!!!

Cristina disse...

Essa do pacto, passar a pato, e o facto a fato, Meu Deus!!!!!!!!

Pah, cortar letras q não se lêem, tipo: óptimo, baptismo, etc... ok...
Agora o resto!!!!!!!

Tb concordo c a tua ideia de 1 referendo!!!!!!!!!!Assim sim, se faria democracia!!!!!!!

Me,myself & I! disse...

Obrigada,meninas!
É bom saber que não sou exclusiva neste tipo de pensamento...
É que este assunto revolta-me tanto,mas tanto que até me sinto um tanto ou quanto "anormal" por me deixar agastar assim com um assunto aparentemente "menor".
Obrigada...
A sério!

Salsa disse...

as crianças ai ate os vinte e poucos anos adaptam-se, o problema ´´e os mais velhos aqueles que já deixaram a escola faz muito tempo.
e sim eu sei que tu és do Porto, não és a única, uma vez num convívio teimei com uma senhora que ela não era do Porto (Antas) porque ela não tinha pronuncia nenhuma do norte, descansei ao ver o BI dela, nascida e criada no porto. mas mesmo assim grande parte das pessoas ai de cima falam com a pronuncia do norte.
http://www.youtube.com/watch?v=ikqW5vr78vc

Me,myself & I! disse...

Nem toda a gente trem um sotaque tão carregado,Salsa!
Mas claro que comparativamente com os lisboetas,por exemplo,nota-se bem a diferença...
Tive a oportunidade de me ver numa gravação e fiquei surpreendida com o quão diferentes as vozes podem de facto soar...

Gi disse...

Contra...Completamente!

Raquel Coelho disse...

Totalmente contra, não tem razão de existir. Não vou mudar a minha forma de escrever, foi assim que aprendi é assim que escrevo.

Mil pétalas...

David disse...

Absolutamente contra! Eu que me encontro agora no 1º ano da minha licenciatura na Faculdade de Letras de Lisboa que aprendi tudo de acordo com a "Velha" ortografia daqui a um ano ou dois vou ver-me obrigado a escrever respeitando o novo acordo o que é praticamente começar do zero o que , quer para mim, quer para outros estudantes , do ensino superior ou do secundário e mesmo quem já não estuda e que em muitos casos lidam com escrita diariamente será uma adaptação bastante complicada,e sim, é realmente um desleixo por parte dos nossos órgãos máximos não consultar os cidadãos através de um referendo para saber a opinião dos mesmos em relação a isto, basicamente estão a obrigar as pessoas a escrever assim, enfim...

Close Up! disse...

Completamente contra!
Eu continuarei a escrever em português correcto.

aespumadosdias disse...

E ninguém faz nada para o reformular pelo menos. Irrita-me actualmente as notícias na RTP1 por causa das palavras "direto" e "Egito" que por lá vão aparecendo.

Anónimo disse...

Contra!!!

Mari*=) disse...

:)
CONTRA....
daqui a nada confundem me com uma brasileira...

Mari*=) disse...

:)
CONTRA....
daqui a nada confundem me com uma brasileira...

Mari*=) disse...

:)
CONTRA....
daqui a nada confundem me com uma brasileira...